Analítico, ou criativo: quem é você ?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O que você precisa saber sobre criação de abundância Mesa da biodiversidade -Abundância da natureza Receitas Naturais para Começar uma v...

-
Por medo ou por estarmos acostumados a residir neste mundo, enxergamos a morte como algo ruim, algo que desejamos ao máximo protelar. Mas a ...
-
Hoje pelo Sincronário da Paz , um calendário da natureza que gosto de seguir, estamos na frequência da Noite Azul , e o convite é para entr...
-
Vc está sendo íntegro na sua jornada ? Como ser integral em um mundo dual? Nos manter íntegros pode se tornar uma tarefa difícil que exigi...
No mundo da Lua ou com os pés no Chão, onde está você hoje?
Estas perguntas nos convidam a explorar o momento presente.
Então vou começar escrevendo sobre minha investigação:
Acordo animada, aqui a palavra ANIMADA derivada de ANIMA, que pode ser traduzida como “coragem, espírito”. Minha animação vem de lembrar que hoje tenho a segunda Sessão da Comunidade de Prática - Ciências Holísticas na experiência cotidiana- encontros da Escola Schumacher Brasil que comecei a fazer. E quero compartilhar mais sobre o que me inspira agora.
Estou lendo um trecho do livro Consciência Científica de Goethe de Henri Bortoft (‘Goethe’s Scientific Consciousness’). O texto traz uma explicação sobre o modo analítico e modo holístico de consciência.
O modo analítico da consciência, corresponde ao pensamento discursivo do que, para ser completo, deve ser chamado de mente verbal-intelectual.
O modo holístico de consciência é complementar a este analítico. Em contraste, esse modo é não linear, simultâneo, intuitivo em vez de verbal-intelectual e se preocupa mais com os relacionamentos do que com os elementos distintos que estão relacionados. Em particular, não pode ser compreendido pela mente intelectual-verbal porque funciona no modo analítico da consciência.
"Imagine cortar uma laranja, por exemplo. Vemos a faca e a laranja simplesmente como entidades separadas que são reunidas externamente no espaço e sequencialmente no tempo. Mas é possível outra maneira de experimentar isso, que se inicia dando atenção ao ato de cortar a laranja, em vez de às entidades separadas que são reunidas. Se isso for feito, o processo de corte pode ser experimentado simultaneamente como um todo, como se fosse um momento presente em vez de uma sequência linear de instantes."
Hoje te convido a experimentar sair da forma fragmentada de pensamento para colocar a atenção ao processo de estar no aqui e agora, explorar as muitas dimensões, transcender limitações, e ter uma percepção do todo. Essa transformação equivale a uma reestruturação da própria consciência.
Meu propósito é colaborar com você nesta transformação!